Normal - Branca

Dividend yield: o que é e como calcular?

Todo investidor precisa entender o que é dividend yield, um dos mais importantes indicadores do mercado financeiro.De origem na língua inglesa, o termo pode ser traduzido livremente como rendimento de dividendos. E é justamente disso que se trata.

Conceitualmente, o dividend yield é uma métrica que indica o valor dos dividendos pagos por uma empresa aos seus acionistas em determinado período, em relação ao preço de mercado de suas ações atuais. Por exemplo, se uma ação tem um dividend yield de 4%, isso significa que o dividendo pago por essa ação representa 4% do preço atual da ação.

E por que isso é tão relevante? Simples: para investidores que buscam renda passiva, o indicador ajuda a avaliar qual ação pode oferecer um retorno maior em relação ao investimento inicial.

Além disso, ele também pode refletir a saúde financeira da empresa, uma vez que companhias com um histórico consistente de dividendos e um dividend yield atrativo geralmente são vistas como financeiramente estáveis e maduras.

Como calcular o Dividend Yield?

A análise do dividend yield (DY) oferece aos investidores uma visão macro dos seus investimentos, bem como uma melhor perspectiva sobre os retornos, ajudando a tomar decisões mais assertivas e conscientes. Mas é importante saber como calculá-lo.

A boa notícia é que qualquer investidor pode realizar o cálculo do indicador sem a necessidade de equações e fórmulas complexas. Basta dividir os valores pagos por ação pela empresa nos últimos 12 meses pela atual cotação das ações. O resultado deve ser multiplicado por 100 para chegar a um percentual.

Por exemplo, se uma empresa paga dividendos anuais de R$ 5 por ação e o preço atual da ação é de R$ 100, o resultado é de 0,05. O valor deve ser multiplicado por 100, chegando a 5%. Assim, o DY da ação é 5%.

Com o resultado em mãos, é possível comparar com outras empresas do mesmo setor e tomar algumas decisões.

LEIA MAIS: É possível reduzir os riscos de investimentos?

Que dividend yield é considerado bom?

De uma maneira geral, não há uma definição padrão sobre o valor ideal de um dividend yield. Porém, o mais indicado é que ele seja acima de 100% da taxa de CDI.

É importante considerar, no entanto, que o dividend yield pode variar ao longo do tempo, de acordo com as políticas de distribuição de lucros da empresa e das flutuações do preço da ação. A base de dividendos pagos nos últimos meses e o pagamento de dividendos extraordinários também podem impactar no resultado.

Por isso, é importante que o cálculo seja revisitado com frequência.

É importante lembrar que, embora este seja um indicador muito importante, ele não deve ser utilizado de forma isolada. Afinal, o mercado financeiro é volátil e pode ser impactado por diversos fatores como taxas de juros, inflação, políticas governamentais e eventos econômicos globais.

Dessa forma, é recomendado adotar estratégias mais robustas e analisar também outros indicadores antes de tomar decisões e (re)alocar seus investimentos. Isso inclui, por exemplo, a sustentabilidade e o histórico de pagamentos de dividendos e a saúde financeira geral da empresa.

LEIA TAMBÉM: Vale a pena investir em penny stocks?

Antecipe seus dividendos e potencialize seus investimentos com a Meu Dividendo

Única plataforma de no Brasil de antecipação de dividendos, a Meu Dividendo foi criada para auxiliar os investidores a fazerem uma gestão de patrimônio bem-sucedida, ágil e segura. Tem como CEO e fundador o administrador financeiro Wendell Finotti, profissional com mais de 20 anos de experiência na área financeira.

Homologada e auditada pela B3, a Meu Dividendo está disponível via website ou pelo app (Android e iOS) e linka a conta do investidor direto com a Bolsa de Valores. Assim, permite o acompanhamento dos dividendos que têm a receber de forma organizada e as inúmeras oportunidades de reinvestimento.

A antecipação de dividendo é uma decisão sensata. Para que deixar seu dinheiro parado e sem correção, quando você pode reinvesti-lo para aumentar seu patrimônio? E não é empréstimo! A Meu Dividendo antecipa o seu dinheiro e você remunera a plataforma somente depois que receber!

Compartilhar

Baixe o APP agora mesmo

e tenha a gestão dos seus dividendos na palma da sua mão.

SEJA VIP

Assine nossa newsletter

E receba periodicamente nossa curadoria de conteúdos, as novidades da Meu Dividendo e do mercado de investimentos, em primeira mão!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Acesse agora mesmo e faça a gestão de dividendo em um só lugar

Escolha como baixar o app: