Como gerir o dinheiro da desacumulação?

Se você nunca ouvir falar no termo desacumulação, é importante começar a entender melhor, pois ele diz muito sobre seu padrão de vida e bem-estar. Ele diz respeito ao valor que juntamos durante anos para desfrutar de uma vida estável financeiramente quando deixamos de ser economicamente ativos.

Dados recentes da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprev) revelam que, até o final de 2022, cerca de 10,8 milhões de pessoas possuíam algum plano de previdência privada. O montante é equivalente a 8% dos brasileiros com idade entre 20 e 65 anos. Ao chegar ao fim do período acumulativo, este público entra na fase de desacumulação e pode, finalmente, usufruir do dinheiro acumulado ao longo de décadas.

Mas, nem sempre o patrimônio acumulado nesse período é o suficiente para sustentar o padrão de vida sem uma renda regular. Mais do que isso, é possível que, em determinado momento, o dinheiro acabe, se mal administrado. Por isso, a transição exige planejamento e cautela.

Isso significa, em outras palavras, adotar estratégias bem-definidas para garantir que o dinheiro disponível não apenas sustente as necessidades atuais, como também continue a crescer e render ao longo do tempo.

Entenda o conceito de desacumulação

Desacumulação, como o próprio nome sugere, é o ato ou efeito de separar ou desfazer o que se acumulou.

Na prática, significa usufruir do dinheiro que acumulamos ao longo da vida, seja por meio de investimentos, economias ou outras formas de patrimônio, de modo a financiar os gastos regulares após a aposentadoria ou em qualquer período em que não haja renda ativa proveniente do trabalho.

Como calcular o valor ideal da desacumulação?

A aposentadoria parece algo distante para muitas pessoas, mas é importante pensar no assunto o quanto antes. Afinal, depois de anos de vida economicamente ativa, o que praticamente todo ser mundo deseja é descansar e ter dinheiro para viver de forma confortável.

Quanto mais tarde a acumulação for iniciada, maior será o valor a ser depositado mensalmente para que a desacumulação renda um valor satisfatório.

Esse valor ideal de desacumulação precisa levar em consideração:

  • A idade que você deseja parar de trabalhar;
  • O valor que deseja receber
  • Por quanto tempo deseja receber (até uma certa idade ou até o fim da vida)

Vamos fazer uma suposição: se você iniciar as contribuições aos 20 anos e deseja iniciar a desacumulação aos 60 anos, se a contribuição for de R$ 300,00 com rentabilidade anual de 5%, no ano da desacumulação o valor acumulado será de xxx

Desacumulação x acumulação: como gerenciar o dinheiro?

Muitas pessoas sonham em colher os frutos de um planejamento financeiro seguido à risca por anos. O que quase ninguém imagina é que o processo de desacumulação exige estratégia.

Afinal, é preciso garantir que o dinheiro acumulado ficará disponível por muitos e muitos anos. Por isso, é importante calcular, antes de mais nada, as necessidades financeiras básicas e estabelecer um orçamento realista, que inclua despesas essenciais como moradia, saúde, alimentação e transporte.

Da mesma forma, é importante adotar estratégias para mitigar riscos e garantir que o capital continue a crescer. Isso inclui, por exemplo, manter uma carteira de investimentos diversificada e investir em uma combinação de ativos como ações, títulos, fundos imobiliários e produtos de renda fixa.

Considerar investimentos em empresas que pagam dividendos também pode ser uma excelente maneira de aumentar o capital. Esta, aliás, pode ser a melhor forma de garantir uma renda, uma vez que os dividendos são pagos regularmente e, se reinvestidos, podem contribuir para o crescimento do patrimônio ao longo do tempo através do efeito dos juros compostos.

Inclusive, quem investe em empresas que pagam dividendos podem contar com a ajuda da Meu Dividendo para fazer estes proventos renderem mais. Isso porque a plataforma oferece o serviço pioneiro de antecipação de dividendos. Nele você recebe o dinheiro antes da data prevista e pode dar um rumo mais rentável para este valor.

LEIA MAIS: Antecipação de dividendo não é empréstimo

Como garantir uma desacumulação bem-sucedida?

À medida que as condições econômicas e pessoais mudam, é importante também revisar a estratégia de desacumulação. Dessa forma, é possível recalcular a rota, reavaliar as metas de investimento e fazer mudanças conforme necessário para garantir que os objetivos financeiros sejam atingidos a longo prazo.

Em outras palavras, a desacumulação é um processo complexo que requer planejamento e disciplina financeira. Ao entender as necessidades financeiras, diversificar os investimentos e considerar opções como investimentos em empresas que pagam dividendos, é possível construir uma estratégia sólida para manter o capital rendendo ao máximo.

Antecipe seus dividendos e potencialize seus investimentos com a Meu Dividendo

Única plataforma de no Brasil de antecipação de dividendos, a Meu Dividendo foi criada para auxiliar os investidores a fazerem uma gestão de patrimônio bem-sucedida, ágil e segura. Tem como CEO e fundador o administrador financeiro Wendell Finotti, profissional com mais de 20 anos de experiência na área financeira.

Homologada e auditada pela B3, a Meu Dividendo está disponível via website ou pelo app (Android e iOS) e linka a conta do investidor direto com a Bolsa de Valores. Assim, permite o acompanhamento dos dividendos que têm a receber de forma organizada e as inúmeras oportunidades de reinvestimento.

A antecipação de dividendo é uma decisão sensata. Para que deixar seu dinheiro parado e sem correção, quando você pode reinvesti-lo para aumentar seu patrimônio? E não é empréstimo! A Meu Dividendo antecipa o seu dinheiro e você remunera a plataforma somente depois que receber!

Compartilhar

Baixe o APP agora mesmo

e tenha a gestão dos seus dividendos na palma da sua mão.

SEJA VIP

Assine nossa newsletter

E receba periodicamente nossa curadoria de conteúdos, as novidades da Meu Dividendo e do mercado de investimentos, em primeira mão!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Acesse agora mesmo e faça a gestão de dividendo em um só lugar

Escolha como baixar o app: