Investir em ações de empresas que pagam dividendos é uma estratégia inteligente e vantajosa para quem visa a construção de patrimônio de maneira séria e escalável.
Diante da volatilidade do mercado, que afeta tanto o cenário brasileiro quanto o internacional, este tipo de ativo tem se consolidado como uma ótima opção para quem deseja gerar renda passiva, aumentar seu patrimônio ou, ainda, adicionar mais estabilidade ao seu portfólio.
O que são dividendos?
Como o próprio nome sugere, os dividendos representam uma parcela dos lucros gerados por uma empresa, fundo imobiliário e outros investimentos. Via de regra, todas as empresas listadas na bolsa são obrigadas a distribuí-los, caso obtenham lucro, e os acionistas têm direito a receber a parte determinada no estatuto da companhia.
Na prática, eles funcionam, mais ou menos, como uma remuneração distribuída ao investidor. Dessa forma, é bastante comum que as ações que pagam os maiores dividendos estejam relacionadas a empresas estáveis e sólidas, com um bom domínio sobre seu mercado.
É importante considerar, ainda, que boa parte das ações de dividendos pagam aos investidores um valor fixo mensal, anual, trimestral ou semestral. A periodicidade, assim como o valor, pode variar de empresa para empresa – e há, ainda, aquelas que não possuem uma regularidade muito clara.
Mas, nem sempre é preciso esperar o prazo estipulado para ter acesso ao montante. Continue a leitura e entenda!
Como funcionam as empresas que pagam dividendos?
Em um primeiro momento, a prática de investir em ações de empresas que pagam dividendos parece não ser muito diferente do que investir em qualquer outra ação. Porém, a beleza dessa estratégia consiste na regularidade dos pagamentos.
Ao contrário dos ganhos de capital, que são incertos e podem estar sujeitos à volatilidade do mercado, os dividendos proporcionam uma previsibilidade financeira que muitos investidores valorizam e desejam.
Mas, para além de uma renda passiva, investir em empresas que pagam dividendos permite ampliar o portfólio e o patrimônio ao longo do tempo. Isso porque é possível reinvestir os proventos rapidamente, maximizando seu retorno.
Por que é tão interessante antecipar dividendos?
Entre o anúncio de pagamento de dividendos e o pagamento em si existe um período longo, o que não é vantajoso para o investidor, porque:
1 – O prazo para pagamento dos dividendos está cada vez maior. Só em 2023 a espera chegou a 84 dias, em média.
2 – O montante a ser recebido não passa por correção monetária (com exceção do BB).
A demora para o pagamento de dividendos também depende o cenário econômico e político nacional e internacional. Oscilações da taxa de juros, reformas que não saem do papel, guerras e outros eventos levam as empresas a reterem dinheiro em caixa.
Enquanto aguarda a liberação dos dividendos, o investidor perde a oportunidades de comprar novas ações e movimentar seu capital, aumentando o valor do seu patrimônio.
Neste caso, uma estratégia interessante para os investidores é considerar a possibilidade de antecipar estes proventos por meio da Meu Dividendo. Esta é primeira e única plataforma que realiza este serviço.
O conceito de antecipação, aliás, é bem recente e consiste em receber os lucros distribuídos por empresas antes do prazo. Com um time de especialistas e tecnologia de ponta, a Meu Dividendo permite que o investidor opte por antecipar o recebimento de dividendos de qualquer empresa listada na Bolsa ou até mesmo fundo imobiliário. Isto é, sem depender das decisões ou dos calendários de pagamento das companhias.
Dessa forma, é possível ter mais autonomia e controle sobre os próprios recursos. Ao antecipar os dividendos, o valor poder ser rapidamente reinvestido em ações de empresas com boa rentabilidade e com pagamentos relevantes de dividendos.
Antecipe seus dividendos e potencialize seus investimentos com a Meu Dividendo
Única plataforma de no Brasil de antecipação de dividendos, a Meu Dividendo foi criada para auxiliar os investidores a fazerem uma gestão de patrimônio bem-sucedida, ágil e segura. Tem como CEO e fundador o administrador financeiro Wendell Finotti, profissional com mais de 20 anos de experiência na área financeira.
Homologada e auditada pela B3, a Meu Dividendo está disponível via website ou pelo app (Android e iOS) e linka a conta do investidor direto com a Bolsa de Valores. Assim, permite o acompanhamento dos dividendos que têm a receber de forma organizada e as inúmeras oportunidades de reinvestimento. A antecipação de dividendo é uma decisão sensata. Para que deixar seu dinheiro parado e sem correção, quando você pode reinvesti-lo para aumentar seu patrimônio? E não é empréstimo! A Meu Dividendo antecipa o seu dinheiro e você remunera a plataforma somente depois que receber!