O número de brasileiros que investem no mercado financeiro aumenta diariamente – dados de 2023 revelam que os investidores na B3 somam 19,1 milhões. A busca pela independência econômica e por um portfólio mais amplo e rentável tem feito com que estas mesmas pessoas busquem mais informações sobre investimentos. É daí que surge o interesse em data com e data ex.
Aliás, você sabia que o recebimento de dividendos depende diretamente da data em que os ativos são adquiridos? Caso a compra tenha sido feita fora do período estipulado pela empresa, o investidor pode ficar sem os proventos esperados.
A data com, também conhecida como data de custódia ou data-base, se refere ao prazo limite que o investidor tem para comprar uma ação, com direito ao recebimento de proventos.
A data ex, por sua vez, se refere ao dia seguinte à data com e marca o momento em que a ação é negociada sem o direito ao dividendo. Ou seja, a partir desse dia, os investidores que comprarem as ações da empresa não terão direito ao pagamento dos proventos previamente anunciados.
Outra terminologia bastante comum nesse cenário é a data de pagamento, que, como o nome sugere, está relacionada ao dia em que a empresa efetivamente transfere os proventos para a conta dos investidores.
LEIA MAIS: É possível reduzir os riscos de investimentos?
Importância da data com e da data ex
Os dividendos passaram a ser uma ótima opção para investidores que desejam obter um fluxo de renda passiva ou ampliar seu portfólio. Mas, para aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado, é importante estar atento à data com, data ex e data de pagamento.
Isso porque, embora a distribuição de dividendos seja uma prática muito comum nas empresas de capital aberto, a data com e a data ex não são fixas e podem variar de acordo com a companhia e suas políticas. Na prática, isso impacta no valor da negociação e influencia as decisões de compra ou venda.
É certo dizer, por exemplo, que existe um momento ideal para adquirir ou se desfazer de ações, maximizando os ganhos. E ele pode variar de acordo com o objetivo do investidor.
Uma possibilidade para quem deseja ampliar o portfólio e aproveitar melhor as oportunidades do mercado é a antecipação de dividendos. A estratégia pioneira da Meu Dividendo consiste na utilização do valor dos proventos a serem recebidos antes da data prevista pelas empresas.
Dessa forma, é possível reinvestir em ações ou outros ativos, sem precisar esperar até o pagamento.
LEIA TAMBÉM: Aprenda a ganhar dinheiro com dividendos
Antecipe seus dividendos e potencialize seus investimentos com a Meu Dividendo
Única plataforma de no Brasil de antecipação de dividendos, a Meu Dividendo foi criada para auxiliar os investidores a fazerem uma gestão de patrimônio bem-sucedida, ágil e segura. Tem como CEO e fundador o administrador financeiro Wendell Finotti, profissional com mais de 20 anos de experiência na área financeira.
Homologada e auditada pela B3, a Meu Dividendo está disponível via website ou pelo app (Android e iOS) e linka a conta do investidor direto com a Bolsa de Valores. Assim, permite o acompanhamento dos dividendos que têm a receber de forma organizada e as inúmeras oportunidades de reinvestimento. A antecipação de dividendo é uma decisão sensata. Para que deixar seu dinheiro parado e sem correção, quando você pode reinvesti-lo para aumentar seu patrimônio? E não é empréstimo! A Meu Dividendo antecipa o seu dinheiro e você remunera a plataforma somente depois que receber!