Ações fracionadas: o que são e como comprar?

É impossível falar em democratização do mercado financeiro no Brasil sem mencionar as ações fracionadas, que são unidades (ou frações) de ações inteiras.

Com oportunidades para investidores de todos os níveis, este tipo de produto amplia a capacidade de investimentos e permite que até mesmo pequenos investidores participem do mercado de ações com menores quantias.

Em outras palavras, é uma forma de garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a um investimento rentável e com boa liquidez. Este, aliás, é o sonho de muitos brasileiros, que têm, com o passar dos anos, enxergado no mercado financeiro uma oportunidade de aumentar e gerir melhor o seu patrimônio.

Mas, assim como acontece com qualquer outro ativo, é importante entender melhor o que são as ações fracionadas – e, consequentemente, suas vantagens e desvantagens. Neste texto, exploraremos um pouco mais sobre este mercado e como ele funciona na prática.

Como funcionam as ações fracionadas?

Com o objetivo de viabilizar transações de menor volume financeiro, a compra de ações fracionadas é um modelo de investimentos que cria oportunidades e torna o mercado mais acessível para uma gama mais ampla de investidores.

Na prática, o mercado fracionado prevê a compra e venda de ações em pequenas quantidades, sem aporte mínimo por operação. Ou seja, a compra de somente uma fração de ação é tão possível e viável quanto a compra de 99 ações. Esta, aliás, é a grande diferença para o mercado tradicional, que exige negociações de, pelo menos, 100 ativos de uma vez.

Como funciona o mercado fracionário?

As ações listadas na bolsa de valores (B3) possuem um código, que é utilizado para realizar e identificar as transações. No mercado padrão, ele é composto por quatro letras seguidas de um número; no mercado de ações fracionadas, os papéis são identificados também por quatro letras seguidas de um número, com o acréscimo da letra “F” no fim do código.

É importante dizer que, embora sejam mais acessíveis e possam ser negociadas individualmente, as ações fracionadas estão sujeitas às mesmas regras do mercado tradicional.

As transações são similares também. As corretoras e plataformas de investimento geralmente adquirem ações inteiras e as dividem em frações menores, que são vendidas aos investidores. Como não há quantidade mínima para negociação, as pessoas podem comprar quantas frações de uma única empresa desejarem, até 99 unidades.

É importante dizer que, caso o investidor complete a carteira com 100 frações de ações de uma mesma empresa (ou múltiplos de 100), é possível vender as unidades como um lote padrão.

Ações fracionadas: vantagens e desvantagens

O mercado fracionado é a porta de entrada para quem deseja investir – ou para quem não pode aportar um valor mais alto em uma única empresa de uma vez. A possibilidade de negociar pequenas quantidades amplia a capacidade de investimentos e o acesso de investidores de diferentes níveis – de conhecimento e de capital.

Mas esta não é a única vantagem do modelo.

A flexibilidade e a autonomia trazem ganhos também em relação à diversificação de portfólio, já que é possível distribuir os ativos em uma variedade maior de empresas, aumentando a liquidez e reduzindo os riscos.

Outro ponto a ser considerado está relacionado à distribuição de dividendos. As ações fracionadas costumam pagar dividendos da mesma forma que os lotes de ações do mercado padrão.

Cabe reforçar, no entanto, que, assim como acontece com outros modelos de investimento, o mercado fracionado tem os seus riscos – e armadilhas.

Existem instituições, por exemplo, que cobram a mesma taxa de corretagem para o mercado fracionado e para o mercado padrão, o que faz com que o custo operacional seja muito maior.

Por exemplo: se você paga R$ 10,00 para a corretagem e compra duas ações de 20,00 cada, a taxa de corretagem corresponderia a 25% do valor da ação. Comprando um lote de 100 ações, pelo valor de R$ 2.000, a taxa de corretagem corresponderia a 0,5% do valor da ação.

O ideal, neste caso, é optar por corretoras que adotam critérios diferentes para as transações relacionadas à fração de ação.

Da mesma forma, os investidores devem se atentar ao preço. Existe, obviamente, uma diferença no valor da ação fracionada em relação ao mercado tradicional. E isso não significa necessariamente que seu custo seja mais baixo – há casos em que um papel pode ser negociado por um valor maior, dependendo das condições de mercado, liquidez e outros elementos.

Fique atento aos dividendos!

Conforme citamos anteriormente, as ações facionadas pagam dividendos, que dizem respeito à parcela dos lucros gerados por uma empresa. Este valor, porém, assim como acontece com os lotes de ações, esses proventos não são liberados rapidamente, fazendo com que o dinheiro fique preso na conta, sem sofrer correção.

É por isso que muitos investidores recorrem à antecipação de dividendos, ou seja, recebem rapidamente o valor que lhes é de direito e podem rapidamente reinvesti-lo em outras ações, gerenciando o patrimônio com inteligência.

A antecipação de dividendos pode ser solicitada pela plataforma Meu Dividendo, pioneira na oferta desta solução. O investidor pede os proventos e só paga o boleto referente ao serviço depois que o dinheiro já estiver na conta, sem risco algum.

Tanto na plataforma quanto no app da Meu Dividendo você pode conectar sua conta da B3 e ficar por dentro dos dividendos a serem pagos e das oportunidades que pode aproveitar antecipando o recebimento do dinheiro. Tudo de forma simples e acessível.

LEIA MAIS: Estratégia EGGSS: mais segurança nos investimentos

Antecipe seus dividendos e potencialize seus investimentos com a Meu Dividendo

Única plataforma de no Brasil de antecipação de dividendos, a Meu Dividendo foi criada para auxiliar os investidores a fazerem uma gestão de patrimônio bem-sucedida, ágil e segura. Tem como CEO e fundador o administrador financeiro Wendell Finotti, profissional com mais de 20 anos de experiência na área financeira.

Homologada e auditada pela B3, a Meu Dividendo está disponível via website ou pelo app (Android e iOS) e linka a conta do investidor direto com a Bolsa de Valores. Assim, permite o acompanhamento dos dividendos que têm a receber de forma organizada e as inúmeras oportunidades de reinvestimento.

A antecipação de dividendo é uma decisão sensata. Para que deixar seu dinheiro parado e sem correção, quando você pode reinvesti-lo para aumentar seu patrimônio? E não é empréstimo! A Meu Dividendo antecipa o seu dinheiro e você remunera a plataforma somente depois que receber!

Compartilhar

Baixe o APP agora mesmo

e tenha a gestão dos seus dividendos na palma da sua mão.

SEJA VIP

Assine nossa newsletter

E receba periodicamente nossa curadoria de conteúdos, as novidades da Meu Dividendo e do mercado de investimentos, em primeira mão!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Acesse agora mesmo e faça a gestão de dividendo em um só lugar

Escolha como baixar o app: